saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Deixar o biberão

Deixar o biberão

Esta é uma óptima idade para começar a deixar o biberão, antes que o bebé se afeiçoe demasiado, transformando-o num objecto de conforto.

A maior parte dos pediatras considera que os 9 a 12 meses de idade são um óptimo período para deixar de usar o biberão. (O ideal é conseguir concluir essa etapa por volta dos 13 ou 14 meses.)

A mudança para um copo também é preferível para a saúde dentária do bebé, tendo em conta que a sucção prolongada de líquidos com açúcar (incluindo sumos, leite de fórmula e leite) aumenta o risco de cáries.

Será útil usar copos de plástico com bico, ou copos evolutivos, durante a transição entre o biberão e o copo “a sério”. Na verdade, poderá até continuar a usar copos evolutivos até a criança entrar na escola, já que o bico impede o bebé de o entornar.

Se o bebé tiver dificuldade em adaptar-se ao bico do copo, tente usar um copo com bico parecido com uma tetina. Seja qual for o copo que decidir usar, certifique-se de que é inquebrável. Introduza o copo enchendo-o com um pouco de água e deixe o bebé experimentar.

Depois, use-o para substituir o biberão numa refeição por dia, quando o bebé estiver bem acordado e não precise do biberão para ajudar a adormecer. Por outro lado, alguns pais garantem que funciona um método mais radical: livrar-se de todos os biberões e passar directamente para o copo.

Se o bebé for saudável e se estiver a desenvolver normalmente, poderá conseguir essa adaptação com apenas um ou dois dias de protesto.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 9 meses, Quarta semana
Porque é que o meu bebé abana a cabeça?
A amamentação muda à medida que o meu bebé cresce
O desmame do leite materno
Eczema
Assadura da Fralda
Como manter o desempenho no trabalho sem dormir o suficiente

Comentários

Artigos Relacionados

Participe nos grupos de discussãorede mãe