saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Dieta saudável para uma mãe a amamentar

Dieta saudável para uma mãe a amamentar

De que necessitam a mãe e o bebé durante a amamentação?

Algumas das calorias necessárias para a produção do leite materno são fornecidas pelas reservas de gorduras do corpo acumuladas durante a gravidez. Todavia, são necessárias calorias adicionais que ultrapassam em muito as que reservou antes da gravidez, a fim de fornecer energia suficiente para saciar as necessidades do seu bebé em crescimento. Quando começar o desmame do bebé, as suas necessidades calóricas regressarão gradualmente aos níveis anteriores à gravidez.

As directrizes do Ministério da Saúde sugerem as seguintes quantidades de calorias adicionais durante os três primeiros meses de amamentação:

Durante o primeiro mês -- 450 calorias

Até aos dois meses -- 530 calorias

Até aos três meses -- 570 calorias

Contudo, uma investigação recente sugere que estes valores são demasiado elevados e que bastam 300-400 calorias adicionais por dia para mães a amamentar em exclusivo durante os primeiros três meses.

-se definidos dois conjuntos de valores relativos à ingestão de calorias adicionais após os primeiros três meses. As mães inseridas no Grupo 1 são aquelas cujo leite já não constitui a totalidade ou a maior parte da alimentação do bebé após os primeiros três meses. As mães do Grupo 2 são aquelas cujo leite satisfaz todas ou quase todas as necessidades energéticas e nutritivas do bebé durante seis meses, ou mais.

3-6 meses :

Grupo 1 -- 480 calorias

Grupo 2 -- 570 calorias

Mais de 6 meses:

Grupo 1 -- 240 calorias

Grupo 2 -- 550 calorias continua

Continua na página 2

Comentários

Artigos Relacionados

Participe nos grupos de discussãorede mãe