saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Dar banho a um recém-nascido

Dar banho a um recém-nascido

É natural que, no início, sinta um pouco de receio quando der banho ao recém-nascido.

Banhos de imersão

Enquanto o bebé ainda é muito pequenino deve usar uma pequena banheira de plástico para bebé em vez de uma banheira normal. Embora alguns pais dêem banho todos os dias por simples prazer, até o bebé começar a gatinhar pela casa e a meter-se em sarilhos não é na verdade necessário dar-lhe banho mais do que uma ou duas vezes por semana. É natural que, no início, sinta um pouco de receio quando der banho ao recém-nascido. Manusear um bebé sempre a mexer-se, molhada e cheia de sabonete requer prática e confiança, por isso mantenha-se calma e segure-o bem. Para alguns bebés, a água morna é muito relaxante. Se for esse o caso do seu bebé, deixe-o ficar um bocado dentro de água. Outros choram durante todo o banho – nestes casos, o melhor é pô-lo lá dentro e tirá-lo quase de seguida. Mantenha quente o local onde está a dar o banho, isso pode ajudar.

Segurança no banho

• Nunca deixe o bebé sozinho, nem por um segundo. Se tocar a campainha ou o telefone e achar que tem mesmo de atender, envolva-o numa toalha e leve-o consigo.

• Nunca coloque o bebé na banheira com a água ainda a correr (a temperatura pode alterar-se ou a água pode ficar demasiado profunda).

• Nunca deixe a criança sozinha. (Sim, é tão importante que mencionamos duas vezes). Uma criança pode afogar-se em menos de 3 cm de água – e em menos de 60 segundos.

Como dar banho ao bebé

1. Prepare todo o material necessário para o banho e estenda uma toalha, uma fralda limpa e roupa.

2. Encha a banheira com 5 a 7 cm de água quente mas não a escaldar, a cerca de 38ºC.

3. Leve o bebé para a divisão onde vai tomar banho e dispa-o completamente. (DICA: se o bebé chorar sempre no banho, comece por deixar a fralda vestida, já que lhe poderá dar uma maior sensação de segurança na água.)

4. Introduza gradualmente o bebé na água, começando pelos pés, usando uma mão para apoiar o pescoço e a cabeça. Verta regularmente pequenas quantidades de água do banho sobre o bebé, para que não fique com frio.

5. Use um gel de duche suave e não aplique demasiada quantidade, lavando-o com a mão ou uma luva de lavagem, de cima até baixo, à frente e atrás. Lave a cabeça com uma toalha molhada e com um gel de duche suave ou champô suave para bebé. Use bolas de algodão humedecidas em soro fisiológico para limpar os olhos e a cara. Se se tiver acumulado muco seco nos cantos das narinas ou dos olhos, humedeça várias vezes para amolecer antes de retirar. Quanto aos genitais do bebé, é apenas necessária uma lavagem de rotina.

6. Passe bem o bebé por água e limpe-o com uma luva de lavagem seca. Em seguida, retire-o da banheira com uma mão, usando uma mão para segurar no pescoço e a outra no rabinho, com os dedos a envolver uma anca (os bebés são muito escorregadios quando estão molhados).

7. Envolva o bebé numa toalha com capuz e seque-o com pequenas palmadinhas. (Se tiver a pele a escamar devido ao nascimento, pode aplicar uma loção suave para bebé após o banho, mas trata-se geralmente de pele morta que tem mesmo de sair, não é pele seca.) Coloque a fralda, vista-o e dê-lhe um beijo na sua cabeça bem-cheirosa.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem uma semana
Como posso saber se o meu bebé está a comer o suficiente?

O umbigo do seu bebé
O aspecto de um recém nascido
O uso de chupetas
Amamentação para principiantes

Comentários

Artigos Relacionados

Participe nos grupos de discussãorede mãe