saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

O aspecto de um recém-nascido

O aspecto de um recém-nascido

Saiba tudo para não ser surpreendida após o parto.

O que esperar?

Os recém-nascidos têm a cabeça grande, não têm pescoço, têm as pernas curtas e o tronco é grande e alongado. Dado que passaram uma média de 12 horas espremidos no interior do canal de parto, a cabeça pode parecer um pouco pontiaguda. Os bebés de cesariana estão geralmente em vantagem no que toca a beleza, já que a cabeça não tem de passar pelo estreito canal de parto.

Não se assuste com as zonas moles da cabeça do bebé, conhecidas como fontanelas: são elas que permitem que a cabeça do bebé comprima o suficiente para conseguir passar no canal de parto. A fontanela posterior demora cerca de quatro meses a fechar, enquanto a fontanela anterior precisa entre nove e 18 meses. O bebé nasce igualmente com os genitais um pouco aumentados devido à dose extra de hormonas femininas que recebeu mesmo antes do nascimento; a cara e os olhos podem parecer inchados também. Os lábios são cor-de-rosa e as mãos e os pés azuis durante as primeiras horas de vida.

A pele do bebé

O aspecto da pele do recém-nascido varia de acordo com as semanas de gestação aquando do nascimento. A pele dos bebés prematuros é fina e transparente e pode estar coberta por lanugo, que são pêlos muito finos e aveludados. Os bebés prematuros estão também cobertos por vérnix, uma substância branca e gordurosa que protege a pele do líquido amniótico. Os bebés de termo e pós-termo apresentam apenas alguns vestígios de vérnix nas dobras da pele. Os bebés pós-termo podem igualmente nascer ligeiramente enrugados e têm muito pouco ou nenhum lanugo.

As marcas de nascença são comuns – desde marcas coloridas temporárias a manchas permanentes. Cerca de metade dos bebés nascem com milia, manchas brancas na cara que parecem pequenas borbulhas e que desaparecem com o passar do tempo.

De que cor vai ser o cabelo?

Independentemente da cor do cabelo do pai ou da mãe, prepare-se para algumas surpresas: lembre-se de que transporta os genes das gerações antes de si. Tem acontecido casais de cabelo escuro ficarem confusos quando os filhos têm cabelo ruivo ou louro e vice-versa. E há ainda os pais que se queixam de ter bebés carecas. Na verdade, o cabelo do recém-nascido não é muito determinante para o cabelo que terá no futuro. Recém-nascidos de cabelo preto podem ser louros em adultos e os bebés louros podem tornar-se adultos morenos.

Naturalmente, o seu bebé pode ser completamente careca à nascença e, nesse caso, só mais tarde terá uma ideia da cor de cabelo que virá a ter.

E os olhos?

Está a tentar imaginar de que cor serão os olhos do bebé? A maioria dos bebés caucasianos nasce com olhos azuis escuros e a cor definitiva – quer seja castanho escuro, verde, castanho claro ou azul – só se dará a conhecer passados alguns meses. A cor dos olhos do bebé nos primeiros minutos após o nascimento dura muito pouco tempo – a exposição à luz altera a cor inicial dos olhos do bebé. A maioria dos bebés africanos e asiáticos nasce normalmente com olhos cinzentos escuros ou castanhos, que passam a castanho escuro ou preto após os primeiros seis meses a um ano. Os olhos das crianças multirraciais podem ter uma grande diversidade de cores. É mesmo possível nascer com um olho de cada cor, embora seja raro.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem uma semana
Como posso saber se o meu bebé está a comer o suficiente?

O umbigo do seu bebé
Dar banho ao recém nascido
O uso de chupetas
Amamentação para principiantes

Comentários

Artigos Relacionados

Participe nos grupos de discussãorede mãe