saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão
Strazzera

Strazzera

destaque pequeno fenómeno selfies1.jpg

O fenómeno das selfies

Damos-lhe a conhecer um dos fenómenos que caracteriza a cultura jovem atual, bem como as celebridades que mais aderem a este tipo de fotografia.

Selfie é um neologismo com origem no termo inglês self-portrait, que significa autorretrato. Normalmente, é uma fotografia tirada pela própria pessoa que aparece na foto. Os telemóveis e tablets com câmera incorporada são os dispositivos tecnológicos mais utilizados para tirar este tipo de fotografia, podendo, no entanto, ser utilizada uma webcam ou câmera digital.

A particularidade das selfies é que têm o objetivo de ser compartilhada na internet, e mais especificamente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, e pode ser tirada apenas com uma pessoa, com um grupo de amigos ou até mesmo com celebridades.

Em 2013, os responsáveis pelos dicionários Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o facto de a palavra ter crescido 17000%, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas ao longo de 2013.

Como qualquer fenómeno, muitas vezes é levado ao extremo, e cresce o número de jovens que não passa um dia sem partilhar uma fotografia de si próprio ou do que está a fazer, o que leva a muitos sociológos a afirmar que esta geração de jovens se caracteriza por um narcisismo acentuado. Algumas das fotos partilhadas acabam em websites e páginas de Facebook humorísticos pelas caras engraçadas dos seu protagonistas (a famosa duck face) ou porque algo de bizarro aparece em segundo plano.

A prática de tirar selfies ganhou popularidade a nível global, e algumas tiveram milhões de visualizações. São vários os exemplos, como a selfie tirada por um grupo de jovens com o Papa Francisco e a selfie tirada nos Óscaress, onde aparecem várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, entre outros.

Uma selfie pode estar no centro de uma polémica, como é o caso da selfie tirada no funeral de Nelson Mandela, onde aparecem Barack Obama, David Cameron e Helle Thorning Schmidt.

Saiba mais sobre este fenómeno na página seguinte

Comentários

Artigos Relacionados