saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Cuidados pré-natais no terceiro trimestre

Cuidados pré-natais no terceiro trimestre

Quais os exames e os cuidados a ter agora que se inicia o último trimestre da gravidez.

P1. Quantas consultas vou ter no terceiro trimestre?

Entre as 28 e as 36 semanas, terá de ir à consulta de duas em duas semanas. E, no último mês da gravidez, passará a ir todas as semanas.

P2. O que o médico vai fazer em cada consulta?

• Perguntar como se sente física e emocionalmente e retomar eventuais questões que tenham surgido na consulta anterior.

• Perguntar com que frequência sente o bebé mexer e lembrar que deve contactá-lo se achar que diminuiu a actividade. Pode mesmo pedir-lhe que comece a contar os movimentos do bebé.

• Registar os seus dados vitais. Pesar, análise à urina para detectar sinais de pré-eclâmpsia, infecções do tracto urinário e outros problemas; ver a tensão arterial; e ver se os tornozelos, as mãos e a cara estão inchados.

• Exame abdominal para determinar o tamanho e a posição do bebé. Medirá igualmente a distância entre o osso púbico e o topo do útero, para se assegurar de que o bebé está a crescer normalmente.

• Possivelmente, observará o colo do útero. Não conte com um exame pélvico em todas as consultas. Muitos médicos só os fazem se tiverem alguma preocupação específica, como a possibilidade de parto prematuro. Depois de passar a data de termo, o médico examinará o colo do útero para poder decidir se irá induzir o parto.

• Explicar a que sinais deve estar atenta. Informará sobre os sinais de parto prematuro e pré-eclâmpsia e analisará outros sinais de aviso que requerem que seja examinada. À medida que a data de termo se aproxima, falará sobre os sinais de parto e dir-lhe-á quando deve chamá-lo.

• Responde às suas perguntas sobre o trabalho de parto e a expulsão. Leve uma lista e peça ao seu companheiro para contribuir.

• Discutir decisões pós-parto como, por exemplo, se pretende amamentar, circuncidar o seu filho ou utilizar contraceptivos que careçam de receita médica. Caso ainda não tenha pediatra, o seu médico recomendará alguns.

P3. Que exames terei de fazer no terceiro trimestre?

De acordo com a sua situação, poderão ser solicitados os seguintes exames ou análises:

• Hematócrito/hemoglobina. Esta análise ao sangue relativa à anemia será realizada no terceiro trimestre. (Se tiver efectuado esta análise quando efectuou o teste da glicemia e se os resultados tiverem sido normais, é possível que não tenha de repetir agora.)

• Rastreio da diabetes gestacional. Se o teste da glicemia tiver sido normal no segundo trimestre, já não precisa de fazer mais nada. Contudo, se ainda não tiver feito este teste, ou se o teste tiver revelado resultados anómalos e ainda não tiver efectuado o teste de tolerância à glicose, esta é a altura para fazê-lo.

• Rastreio de anticorpos anti-Rh. Se o seu sangue é Rh negativo, o rastreio dos anticorpos será repetido (normalmente ao mesmo tempo do teste da glicemia) e, às 28 semanas, receberá uma injecção de imunoglobulina anti-D. Esta irá impedir o desenvolvimento de anticorpos que constituiriam um risco para o bebé se parte do sangue do bebé entrasse na sua corrente sanguínea durante este trimestre.

• Análises a infecções sexualmente transmissíveis. Se o seu risco de contrair estas doenças for elevado, o seu médico realizará culturas do colo do útero para detectar clamídia ou gonorreia e solicitará uma análise ao sangue para rastreio da sífilis. É sensato fazer igualmente a análise para o VIH, caso haja alguma possibilidade de o ter contraído desde a primeira análise.

• Análise ao estreptococo do grupo B. Entre as 35 e as 37 semanas, será submetida a uma análise que pretende verificar a existência de estreptococos do grupo B (SGB) na vagina e no recto. Se as culturas tiverem resultado positivo, não receberá tratamento de imediato, dado que o tratamento precoce não constitui garantia de que as bactérias não possam regressar. (Se tiver dado anteriormente à luz a uma criança com SGB, pode não fazer esta análise, dado que, de qualquer forma, receberá antibiótico aquando do parto.)

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 25 semanas – já só faltam 105 dias!
Pêlo por todo o lado – porque cresce e formas seguras de o retirar
Esta semana reserve tempo para o seu companheiro
É seguro beber refrigerantes light durante a gravidez?

Comentários