saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias!

As primeiras contracções e aumento do corrimento vaginal.

Mais do que nunca, pode ser difícil sentir-se suficientemente confortável para dormir bem à noite. Estudos demonstram que a qualidade do sono no terceiro trimestre é a pior. (Contudo, depois do bebé nascer, até é capaz de olhar para este período com uma certa saudade.) É possível que sinta agora muito mais contracções de Braxton Hicks, as quais podem durar mais tempo e causar maior desconforto. Por vezes – quando começam a surgir com frequência – pode até pensar que entrou em trabalho de parto. Poderá também notar um aumento das descargas de muco da vagina. Se esse muco aparecer raiado de sangue, o mais provável é que o trabalho de parto esteja já ao virar da esquina! (Se tiver mais perdas ou hemorragias, contacte de imediato o seu médico.)

EXPLICAÇÃO

Por que razão o meu médico quer ver-me todas as semanas?

No último mês da gravidez, existe uma maior probabilidade de desenvolver uma situação grave designada por pré-eclâmpsia, um dos motivos por que o seu médico quer vê-la com maior frequência. Irá verificar se a sua tensão arterial não está demasiado elevada, fará uma análise à urina para se certificar de que não contém proteínas em demasia e observará as mãos e cara para ver se estão excessivamente inchadas — três sintomas chave da pré-eclâmpsia. Irá querer também monitorizar mais de perto o bebé, para se certificar de que está bem. A placenta vai envelhecendo lentamente com o avanço da gravidez e, geralmente, às 42 semanas, deixa de eliminar eficientemente os resíduos e de fornecer glicose ao bebé, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista na Mayo Clinic, no Minnesota. Se o seu médico considerar que o bebé está em perigo, poderá recomendar a indução do parto.

O QUE ELAS DIZEM

"Sinto-me bem, por isso não estou assim tão ansiosa por que isto acabe, mas o ‘desconhecido’ está a dar cabo de mim! Hoje vou encaixar no meu horário a minha última ida ao cabeleireiro e assim, pelo menos, não vou parecer uma bruxa quando finalmente conhecer o meu bebé!" — Maria

"Estou grávida de 37 semanas e ainda estou a trabalhar. Fico completamente exausta no final do dia, ao ponto de não querer fazer mais nada senão descansar." — Elizabete

DICA DE CONFORTO

Fazer uma boa noite de sono

Não consegue pôr-se confortável à noite? Tente estas estratégias:

• Coloque uma almofada entre as pernas e atrás das costas.

• Tente dormir numa posição semi-erguida, com várias almofadas atrás da cabeça ou numa cadeira reclinável.

• Reduza a ingestão de líquidos ao final da tarde e ao serão, se as idas frequentes à casa-de-banho lhe roubam preciosos momentos de sono.

• Use soutien e uma cinta de gravidez para um maior apoio do peito, barriga e costas.

• Se deitar-se de lado pressiona demasiado as ancas, pense em comprar um colchão de espuma macia com relevos (tipo caixa de ovos). Coloque este colchão por cima do colchão da cama, sob o lençol de baixo e do resguardo, já que proporciona mais conforto e circulação do ar. Estes colchões estão disponíveis em diversos tamanhos.

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias!
Instale a cadeirinha de carro do bebé
Cesarianas
É seguro ter relações sexuais no terceiro trimestre?

Comentários