saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Está grávida de 40 semanas – o bebé deve nascer esta semana!

Como evitar enlouquecer.

Apesar de todos os avanços da medicina, ainda não há forma de saber ao certo quando uma mulher irá iniciar o trabalho de parto. Pode não estar tão atrasada quanto imagina, especialmente se o bebé não tiver sido concebido exactamente quando pensa. Mas mesmo com uma determinação fiável das datas, algumas mulheres continuam com gravidezes prolongadas e os especialistas não compreendem na verdade porquê.

Ainda faltam duas semanas até ser considerada “pós-termo”. Mas para ter a certeza de que o bebé está bem, esta semana – ou no início da 41ª semana, o mais tardar – o seu médico vai querer fazer testes especiais, que compõem o chamado perfil biofísico, a fim de monitorizar o bebé. (Se tiver quaisquer complicações na gravidez, é provável que já tenha iniciado estes testes.) O perfil biofísico consiste numa ecografia detalhada que permite observar a generalidade dos movimentos, da respiração e do tónus muscular do bebé (se abre e fecha a mão ou se estica e dobra os membros), bem como a quantidade de líquido amniótico que o rodeia. (Este dado é importante, já que reflecte a forma como a placenta continua a dar suporte ao bebé.) O teste pode igualmente incluir 20 minutos ou mais de monitorização do batimento cardíaco. Em alternativa, pode ser sujeita ao que por vezes se chama um perfil biofísico modificado, que inclui a monitorização do batimento cardíaco com um monitor fetal e uma avaliação ecográfica da quantidade de líquido amniótico. Estes testes são efectuados normalmente duas vezes por semana. Se os resultados dos testes fetais indicarem que alguma coisa não está bem – nível demasiado reduzido de líquido amniótico, por exemplo — será marcada a indução do parto para o mais brevemente possível. Se ocorrer algum problema grave, poderá ser necessária uma cesariana imediata. O médico observa igualmente o colo do útero para ver se está maduro. A sua posição, o grau de apagamento (se está mais fino) e o grau de dilatação (abertura) podem afectar o momento e a forma de indução do parto. Se não se iniciar sozinho, o trabalho de parto será induzido entre as 41 e 42 semanas.

EXPLICAÇÃO

O que despoleta o trabalho de parto?

O que despoleta o trabalho de parto é um dos grandes mistérios da medicina. "Essa é uma questão para Prémio Nobel", diz o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, Califórnia. A teoria actual é de que a glândula supra-renal do bebé liberta hormonas de stress, provocando alterações químicas na placenta que, por sua vez, levam o músculo do útero a desenvolver contracções involuntárias que accionam o trabalho de parto, explica. Estas contracções regulares e frequentes, e a consequente abertura do colo do útero, marcam o início do trabalho de parto.

O QUE ELAS DIZEM

"Faço festas na barriga e falo com a minha bebé. Falo-lhe da família e como estamos em pulgas para segurar nela, e que estamos prontos para a receber quando ela estiver pronta para sair. Levo um dia de cada vez e tento não fazer coisas que me lembrem de que estou grávida, como ver programas para bebés na televisão ou dobrar mais roupinha de bebé, porque isso ainda me faz desejar mais que ela já estivesse aqui." — Diana

"O meu médico está a falar em induzir o parto! Sinto-me tão desconfortável como qualquer grávida de termo, mas optei por deixar que o pequenote decida quando está pronto para vir ao mundo. Espero que seja saudável como um cavalo quando sair aos pontapés e a gritar!" — Marcia

DICA DE CONFORTO

Como evitar enlouquecer

Veja algumas formas de passar o tempo até entrar em trabalho de parto:

• Vá almoçar com uma boa amiga.

• Não se afaste de casa. Não vai querer estar do outro lado da cidade quando começarem as contracções.

• Cozinhe e congele refeições que possa aquecer e comer depois do bebé nascer.

• Prepare a máquina fotográfica

• Caminhe ou nade um pouco. Embora não haja provas científicas de que o exercício pode acelerar o trabalho de parto, muitas mulheres garantem que funcionou com elas.

• Está farta de pessoas a telefonar para saber se está tudo bem? Ligue o atendedor de chamadas e fale apenas com quem quiser.

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 40 semanas – o bebé deve nascer esta semana!
Sente-se e descontraia
Indução do parto
Alongue-se até à descontracção

Comentários