saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

O seu corpo muda, mas não é só na barriga

O seu corpo muda, mas não é só na barriga

À semelhança da maioria dos sintomas da gravidez, pode culpar as hormonas pela maioria destas alterações à sua aparência.

Já estava à espera de ver a barriga crescer, e possivelmente também o peito, mas as transformações físicas que apresentamos em seguida podem ser uma surpresa. 

• Cabelo mais denso e brilhante. Na verdade, não tem mais cabelo, simplesmente perde menos do que o habitual. Durante a gravidez, o corpo perde cabelo muito mais lentamente do que antes. O que fazer: se ter o cabelo mais denso é para si uma bênção, tire o melhor partido da situação. Se, pelo contrário, é mais difícil do que nunca controlar a cabeleira, peça ao seu cabeleireiro que a desbaste um pouco na próxima vez que for cortar o cabelo. Após o nascimento do bebé, começará a perder este cabelo em excesso, por vezes às mechas de cada vez, por isso esta situação não dura para sempre.

• Mais pêlo corporal. As hormonas sexuais, os andrógenos, podem causar o aparecimento de pêlos novos no queixo, lábio superior, maxilar e maçãs do rosto. Podem também aparecer pêlos dispersos na barriga, braços, pernas e costas. O que fazer: A depilação com pinça, cera ou lâmina são todas formas seguras de lidar com estas alterações temporárias.

• Crescimento rápido das unhas. As unhas podem estar a crescer mais rapidamente e é possível que note algumas alterações de textura. Nalgumas mulheres, as unhas ficam mais duras, noutras ficam mais moles ou quebradiças. O que fazer: mime-se com uma manicure ocasional na esteticista da sua preferência.

• Alterações da pele. Algumas mulheres grávidas dizem que têm a pele mais bonita do que nunca. Se for esse o seu caso, aprecie o famoso “brilho” da gravidez. Já outras sentem que as hormonas da gravidez agravam problemas da pele, como o acne. O que fazer: fale com o seu médico sobre tratamentos seguros durante a gravidez. Alguns medicamentos para o acne são seriamente perigosos para o bebé.

• Estrias. À medida que a barriga aumenta para criar espaço para o bebé em crescimento, poderão aparecer pequenos rasgões no tecido de suporte, mesmo por baixo da pele, provocando estrias cuja cor pode variar. Estas marcas serão mais escuras durante a gravidez e irão atenuar-se com o passar do tempo. O que fazer: apesar de tudo o que possa ter lido nos rótulos, não existem muitos cremes, loções ou óleos clinicamente comprovados que consigam prevenir a formação de estrias. O melhor que pode fazer é beber muita água e ganhar apenas o peso recomendado.

• Descoloração da pele. Um aumento da melanina pode criar uma linha mais escura (chamada linha negra) que parte do umbigo em direcção ao cimo do osso púbico. Podem também surgir manchas escuras na cara. O que fazer: para minimizar as descolorações na pele, use um filtro solar com um factor de protecção de SPF 15 ou superior, use chapéu e evite expor-se ao sol durante as horas de maior calor (das 10 da manhã às 2 da tarde).

• Escurecimento dos mamilos e das auréolas. Poderá notar que os mamilos e as auréolas – os círculos pigmentados em redor dos mamilos – estão a ficar maiores e mais escuros. Os pequenos relevos das auréolas, conhecidos como tubérculos de Montgomery, podem também ficar mais salientes. Estes relevos são glândulas produtoras de oleosidade que ajudam a combater bactérias e a lubrificar a pele. Algumas mulheres notam que as veias do peito estão mais salientes. O que fazer: nada – todas estas alterações fazem parte da preparação do peito para a amamentação do bebé.

• Pés maiores. É possível que passe a calçar meio tamanho acima do normal, ou mais. Isso deve-se parcialmente ao inchaço dos pés mas o relaxamento dos ligamentos contribui para o alargamento dos pés - permanentemente. O que fazer: compre um par de socas cómodas ou de sapatos sem atacadores para amparar os seus pés, agora maiores.

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 22 semanas – já só faltam 126 dias!
Saber o porquê das estrias e das cãibras nas pernas
Tire os anéis
Planeie uma última escapadela romântica

Comentários