saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Primeiros sintomas da gravidez

Primeiros sintomas da gravidez

Quais os sintomas a que deve estar atenta.

Algumas mulheres sentem-se grávidas mesmo antes de terem um teste positivo. São estes alguns dos primeiros sinais:

• Peito sensível, aumentado Muitas mulheres afirmam que esta sensibilidade é como uma versão exagerada da sensibilidade que antecede a menstruação.

• Cansaço Sente-se de repente cansada – ou melhor, exausta? Níveis mais elevados da hormona progesterona e o esforço adicional que é necessário para iniciar o processo de geração de um bebé fazem com que se sinta como se tivesse corrido a maratona, quando tudo o que fez foi ir trabalhar como sempre.

• Muitas idas à casa-de-banho Pouco depois de engravidar, dará por si a correr para a casa-de-banho com uma frequência alarmante.

• Sentido de odor mais aguçado Muitas mulheres no início da gravidez sentem-se invadidas por cheiros de cortar a respiração. Este pode ser um efeito secundário do rápido aumento do nível de estrogénio no sistema.

• Aversão a alimentos A rejeição de determinados alimentos é ainda mais comum do que os desejos da gravidez. Pode subitamente achar que alguns alimentos de que gostava passaram a ser completamente repulsivos.

• Enjoos ou vómitos Os enjoos matinais só começam normalmente passadas algumas semanas, mas algumas mulheres sentem essa má disposição mais cedo.

• A temperatura basal do corpo mantém-se elevada Caso tenha monitorizado a sua temperatura e esta se mantiver elevada após a ovulação, é provável que esteja grávida.

• Hemorragia ou pequenas perdas de sangue Algumas mulheres registam a perda de uma pequena quantidade de líquido vermelho, cor-de-rosa ou castanho avermelhado aproximadamente na altura em que teriam a menstruação. (Se essas perdas ou hemorragias forem acompanhadas de dor, contacte imediatamente um médico, dado que pode ser sinal de gravidez ectópica.)

SUGESTÃO

Por mais tentador que pareça, aguarde para usar um teste de gravidez em casa. A grande maioria só funciona bem uma semana após a falta do período, pelo que usá-lo agora será apenas um desperdício de dinheiro e de tempo.

ACTIVIDADE DA SEMANA

Compre um kit de teste de gravidez.

Tenha sempre à mão um teste para fazer em casa, para o caso de falhar o período na semana que vem. A maioria dos testes funciona com precisão na semana a seguir a ter falhado a menstruação — duas semanas após a ovulação. Compre um kit com vários testes, para que possa fazê-lo mais do que uma vez. Para obter os melhores resultados, efectue o teste logo pela manhã.

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 3 semanas – já só faltam 259 dias!
Fertilização, peito dorido e como o ácido fólico ajuda o bebé.
O que comer quando não consegue reter nada no estômago
Compre um kit de teste de gravidez.
Rir com a Gravidez

Comentários