saltar menu

SAPO Família - Article

logo impressão

powered by

Johnson's

Testes de gravidez

Testes de gravidez

Os testes são uma forma rápida e eficaz para saber se está grávida.

Está preparada para saber com toda a certeza se está grávida ou não? Os testes de gravidez em casa são uma ferramenta fantástica e apresentam uma grande precisão se forem usados correctamente e à hora certa, mas as indicações na embalagem podem ser enganadoras. Veja o que deve saber.

P1. Quando posso fazer um teste de gravidez para obter um resultado fiável?

A melhor altura para fazer um teste de gravidez é cerca de uma semana depois da data prevista para a menstruação. A maioria dos testes de gravidez afirmam uma “precisão superior a 99 por cento" e insinuam que pode usar o teste no próprio dia em que falha o período, mas um estudo publicado em 2004 no American Journal of Obstetrics and Gynecology demonstrou que estas afirmações são enganosas. A concentração de gonadotropina coriónica humana (hCG) — a hormona medida pelos testes de gravidez — na urina em qualquer dia após a implantação pode variar muito de mulher para mulher. Investigadores da Universidade do Novo México avaliaram 18 testes e concluíram que apenas um (First Response Early Result) apresentava consistentemente uma sensibilidade suficiente para detectar os níveis de hCG que a maioria das mulheres grávidas apresenta provavelmente no primeiro dia após a falha da menstruação. A sensibilidade da maioria dos restantes testes só conseguia detectar cerca de 16% das gravidezes nessa altura.

P2. O que posso fazer para obter os melhores resultados com um teste de gravidez?

Em primeiro lugar, consulte o prazo de validade do teste e certifique-se de que está em boas condições. Se tiver guardado o teste num local com humidade ou quente (como a casa-de-banho), é possível que se tenha deteriorado, por isso deite-o fora e adquira um teste novo. Quando estiver pronta para fazer o teste, leia atentamente as instruções, já que variam consoante a marca do teste. Para obter os melhores resultados, faça o teste logo pela manhã, quando a urina se encontra mais concentrada. Se o teste apresentar um resultado negativo e ainda não tiver a menstruação, espere mais alguns dias ou uma semana e tente novamente. Um resultado negativo nem sempre significa que não esteja grávida. Se a menstruação não aparecer na altura prevista, lembre-se de que pode, ainda assim, estar grávida (não se apresse a tomar uma bebida ou a fazer outras coisas que possam colocar em risco a gravidez).

P3. Estou mesmo grávida, mesmo que a tira tenha uma cor muito clara?

Se o teste apresentar um resultado positivo, mesmo que a tira esteja muito clara, há boas possibilidades de estar grávida. Para um teste de gravidez em casa apresentar um resultado positivo, o seu organismo tem de estar a produzir níveis detectáveis de hCG e isso só acontece na sequência de uma gravidez. Muitas mulheres obtêm um resultado “ligeiramente” positivo se tiverem menos tempo de gravidez do que pensavam. Para ter a certeza, faça outro teste passados dois ou três dias. Se obtiver um resultado positivo mais evidente, parabéns. Se o segundo teste for decididamente negativo, é possível que tenha sofrido um aborto espontâneo logo no início da gravidez. Os especialistas calculam que cerca de 20 a 30 por cento de todas as gravidezes não sejam evolutivas, ou seja, infelizmente, é bastante comum.

SUGESTÃO

A maioria dos testes de gravidez afirmam que obterá os resultados em apenas 5 minutos, mas um estudo realizado na Universidade do Novo México determinou que, nalguns casos, poderá ser preciso esperar dez minutos para obter um resultado positivo.

ACTIVIDADE DA SEMANA

Prepare-se já para os enjoos matinais.

Os enjoos podem aparecer subitamente, por isso faça já uma reserva de mimos para o estômago como bolachas de água e sal, ginger ale (com gengibre a sério), rebuçados de limão e pastilhas anti-azia. Chupe alguns rebuçados de mentol ou mastigue uma pastilha elástica após cada episódio de vómito. Tenha-os sempre consigo na carteira, na sua secretária, no carro e ao lado da cama, para que os tenha à mão sempre que precisar.

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 4 semanas – já só faltam 252 dias!
5 formas de aliviar os gases e por que razão pode ter pequenas perdas.
Prepare-se para os enjoos matinais.
Escolher o fato-de-banho pré-mamã perfeito
Rir com a Gravidez

Comentários